16 de janeiro de 2012

NAMORO...UM CAMINHO A PERCORRER...


 Namorado significa “tomado de amor. O namoro começa por um encantamento, constrói-se por um sempre mais profundo conhecimento recíproco e se consuma na decisão de juntos viverem a grande aventura da vida, multiplicando-a em filhos, gerados do próprio sangue ou tão somente do transbordamento do amor.
Este é o caminho do autêntico amor entre moço e moça. Infelizmente nossa cultura substituiu o encantamento pela busca de satisfação do desejo, entendido como desfrute, e o amor como a emoção da posse momentânea e provisória do corpo do outro. Os adolescentes aprendem desde pequenos que a relação homem-mulher será inevitavelmente uma relação para produzir o prazer periférico dos sentidos. O amor é mera resposta às carências jamais resolvidas de personalidades imaturas. As relações devem durar enquanto dura a emoção suscitada de fora. Assim o encantamento da relação afoga-se na lama de um egoísmo doentio e o mistério do amor se esvai deixando na alma um imenso vazio.
Namorados, se querem estar sempre enamorados, encantados, na reciprocidade da relação, não se curvem aos mandamentos de uma cultura que elegeu a frivolidade e a satisfação imediata como valores maiores da vida. Cultivem o respeito na relação, aprofundem os laços de uma amizade sincera, e conheçam sempre mais o Deus-Amor que para o amor nos criou e nos quer definitivamente felizes. É preciso preparar com carinho a plenitude do encontro matrimonial através de um namoro onde o amor maior, aquele dado pelo Espírito Santo, se faça sempre presente sustentando a força de amar que Deus, Pai e Criador, colocou nos corações de vocês. Sejam sempre enamorados, encantados, pois é assim que Deus nos quer e assim Ele o é no seu mistério e na sua relação conosco.



***ORAÇÃO DOS NAMORADOS***

Senhor, revelaste a alegria do amor entre mim e uma pessoa. Hoje, de mãos dadas, vivenciamos esta maravilhosa experiência: o namoro.

Namorar é aprender a amar, a respeitar as diferenças; é permitir a descoberta um do outro, formando, assim, uma aliança de felicidade.

Ó Mestre, abençoa o nosso namoro. Ensina-nos a amar, compreender, servir, respeitar e perdoar um ao outro. Conserva acesa a chama desse amor aprendiz em nossos corações. Ilumina os nossos projetos e sendo tua vontade, fazei-nos felizes para vivermos as realização. Nós, como namorados, queremos sentir-te presente nos caminhos do amor, agora e sempre.

                  
                **************************************************************

www.juventudesanta.com


Texto: Dom Eduardo Benes
Bispo Diocesano de Lorena-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espirito Santo

"Deus, que santificais a vossa igreja inteira em todos os povos e nações, derrame por toda a extensão do mundo os dons do Espirito Santo e realizai agora, no coração dos fiéis, as maravilhas que operates no inicio da pregação do evangelho" JoãoXXIII